O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Santo Expedito, segunda-feira, 06 de fevereiro de 2023 (18) 3267-1200
Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00
A História do Município de Santo Expedito, remonta aos idos de 1.943, quando aqui chegaram os senhores Joaquim José dos Passos e Arthur Bispo de Oliveira, trazendo com eles várias famílias, em busca de novas perspectivas de trabalho e de melhores condições econômicas.
A região ainda era de certa maneira hostil, não obstante à proximidade dos povoados de Alfredo Marcondes e Álvares Machado. Joaquim José dos Passos e Arthur Bispo de Oliveira, foram de fato os pioneiros, os desbravadores da região onde hoje se ergue a Cidade de Santo Expedito.
FUNDADORES
Cinco anos depois da fixação das primeiras famílias, em 1948, mais precisamente no dia 26 de abril, foi fundado o povoado de Santo Expedito, pela Companhia Colonizadora denominada “Ciampolino e Braga”, sob a responsabilidade do dinâmico Carlos Pavanhos Braga, que nesta data já havia fincado suas raízes neste pedaço de chão do oeste do Estado de São Paulo, e com a companhia, inúmeras famílias constituídas de pessoas humildes, mas trabalhadeiras, honradas e valentes, fizeram com que o povoado progredisse cada vez mais.
DESENVOLVIMENTO POLITICO – ADMINISTRATIVO
No mesmo ano em que a Companhia Colonizadora “Ciampolino & Braga” fundava Santo Expedito, foi criado o Município de Alfredo Marcondes pelo Decreto n° 233, de dezembro de 1.948. Por força desse mesmo Decreto, o povoado de Santo Expedito passou a categoria de Distrito, pertencendo a Alfredo Marcondes, fazendo parte da Comarca de Presidente Prudente.
Com elevação a Distrito, o povo de Santo Expedito, sempre ordeiro e trabalhador, continuou fazendo progredir aquele núcleo populacional, agora com mais afinco e não menos amor. Em dez anos, aquele conglomerado de casas cresceu, humanizou-se e deu condições de uma existência razoável a sua gente, com abertura de novas escolas, atendimento médico, orientação sanitária, sem contar outros inúmeros benefícios que chegaram com a evolução socioeconômica.
Em 1.958 veio a tão almejada emancipação política. Santo Expedito foi elevado a Município pela Lei n° 5.121, de 31 de dezembro de 1.958.
DA DENOMINAÇÃO
O nosso “Santo Expedito” que o Município ostenta, sua origem é uma incógnita! Por que Santo expedito?
Antes de denominar-se assim, o conglomerado humano ali existente chamava-se “Vila Ciampolino & Braga”. Supõe-se que, devido ao grande número de nordestinos que afluíram à região, e sendo Santo Expedito um dos Santos muito queridos no nordeste brasileiro, tenham dado o nome do referido santo, aquela Vila.
Entretanto, não passa de suposição, pois mesmo os moradores mais antigos não têm lembrança de como Santo Expedito tornou-se o padroeiro da Cidade.
Em 12 de Setembro de 1.962, foi sancionada pelo então Prefeito Municipal de Santo Expedito, Sr. Virgínio Cabral da Silva, a Lei Municipal n° 66, que criou o Brasão de Armas do Município de Santo Expedito, com as seguintes descrições:
MEMORIAL DESCRITIVO
Escudo semítico esquartelado e bordejado de sable, encimado pela coroa mural privativa das municipalidades.
As partes de campos distintos trazem composições harmoniosamente colocadas que marcam as características da Cidade e Município de Santo Expedito.
SUPORTES E DIVISAS
DESCRIÇÕES DOS QUARTEIS
O primeiro de campo de prata, traz a silhueta da cabeça e pescoço cortado de um boi.
O segundo de campo de blau, traz a figura de Ouro da Cruz sobre o mundo.
O terceiro, como o precedente, de campo de blau, traz a figura de uma tocha acesa, de lume vermelho e ouro.
O último, de campo de prata, traz o cornu mitológico da abundância.
Ramos estilizados de algodão e amendoim. O primeiro frutado, e o segundo florido, são os suportes.
No listel, em campo de prata e palavras de blau, se inscreve a divisa, FIDE ET LABORE DUCO – que significa “COM FÉ E TRABALHO VENÇO”.
LITERATURA DO ESCUDO
Os campos de prata e de blau que aparecem em seus quartéis, lembram a circunstância de que a Cidade e Município de Santo Expedito, se firmam sobre as qualidades de brandura, serenidade e realeza em que vivem seus habitantes, além de o blau lembrar o mês em que se comemora o martírio do Santo que é o Orago da Cidade, Santo, cuja origem semítica, é marcada pelo estilo do escudo.
O primeiro quartel, com a silhueta do boi e a cornucópia do quarto quartel, dizem das principais atividades da Cidade e Município, que se desenvolve graças a produtos de agricultura e pecuária.
O segundo quartel, com a cruz de ouro sobre o Mundo, lembra a fé que os descobridores da terra de Santa Cruz trouxeram em suas naus, afrontando as fúrias marítimas.
A tocha perenemente acesa, lembra o fato de que o Município tem fé no futuro e para alcançar a vitória, trabalha, donde a sua divisa: COM FÉ E TRABALHO VENÇO.
Os ramos estilizados de produtos agrícolas, se constituem em uma homenagem ao braço viril do homem do campo, que mercê de Deus, vem garantindo o desenvolvimento e a manutenção do País.
Em 25 de Abril de 1.970, foi sancionado pelo então Prefeito Municipal, Sr. Nilo Mazini, a Lei Municipal n° 285, que estabeleceu a Bandeira Oficial do Município de Santo Expedito.
DESCRIÇÃO DA BANDEIRA
Fundo em creme claro e o Brasão de Armas do Município de Santo Expedito ao fundo e em tamanho proporcional ao da Bandeira.
Em 11 de Maio de 1.967, foi sancionada pelo então Prefeito Municipal, Sr. Bartolomeu José dos Passos, a Lei Municipal n° 196 que instituiu a data de 26 de abril, comemorativa como o DIA DO MUNICÍPIO, data da fundação do Município.
Os dados históricos que se referem ao Município devem ser considerados muito importantes, e forçosamente, terá que ser alvo das atenções dos administradores Municipais, pois, é de grande interesse e também de utilidade cultural para a população, principalmente a estudantil que necessita dos dados e detalhes, dos aspectos passados e presentes, da comunidade a que pertence.
FUNDAÇÃO: 26 DE ABRIL DE 1948
GENTÍLICO: EXPEDITENSE
LEMA: FIDE ET LABORE DUCO - “FÉ E TRABALHO ÁRDUO”
POPULAÇÃO
Descrição | Dado |
População Estimada [2018] | 3.086 pessoas |
População no último censo [2010] | 2803 pessoas |
Densidade demográfica [2010] | 29,68 hab/km² |
TERRITÓRIO E AMBIENTE
Descrição | Dado |
Área da unidade territorial [2017] | 94,465 km² |
Arborização de vias públicas [2010] | 99,4 % |
Urbanização de vias públicas [2010] | 13,7 % |
Altitude | 416 m |
Distância Até a Capital | 597,9 km |
Estradas de Acesso | BR-374 Rodovia e SP-541 Rodovia Júlio Budisk |
Municípios Limítrofes | Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Emilianópolis, Alfredo Marcondes e Flora Rica |
Fonte: IBGE
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00
Versão do sistema: 2.0.0 - 03/02/2023
Portal atualizado em: 03/02/2023 16:13:48