Saúde - Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

MAMOGRAFIA

Segundo o Instituto Oncologia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV.

PREVENÇÃO

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavirus Humano (HPV). A transmissão da infecção ocorre por via sexual. Consequentemente, o uso de preservativos (Camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual protege parcialmente do contágio pelo HPV.

A vacinação e a realização do exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer - INCA (https://www.inca.gov.br/)

PROCESSO SELETIVO EMERGENCIAL PSICÓLOGO CHAMADA PÚBLICA 003/2019

Clique aqui Para Visualizar PROC SELETIVO EMERGENCIAL PSICÓLOGO Chamada Pública 003/2019